Nicosia, a última capital dividida

Separada desde o início da década de 1960, a capital do Chipre é a única do mundo onde ainda é necessário fazer imigração de um lado para o outro dela. No último domingo, 6 de março, fiquei uma hora na fila para ir do Chipre para o Chipre do Norte. A distância entre os dois países (o segundo reconhecido apenas pela Turquia) é de poucos metros, mas a burocracia ainda persiste.

A situação se agravou logo após a independência da ilha, em 1960, cresceu em meados da década de 1960 e piorou de vez com a tentativa de golpe por militares gregos em julho de 1974, que acarretou em uma invasão turca no norte da ilha, criando o Chipre do Norte.

Uma força militar da ONU que está no país desde 1964 hoje controla a chamada buffer zone, uma linha de terra abandonada traçada de leste a oeste da ilha. Dentro desta área está o aeroporto de Nicosia. Seu novo terminal inaugurado em 1968 foi fechado em 1974, depois de bombardeado pela Turquia. Quarenta e dois anos depois, ele se encontra do mesmo jeito. Fechado, abandonado, como foi deixado. Ainda há marcas de balas nas paredes, cartazes de propagandas, garrafas pelo chão, além de um avião que ficou pra trás, o último a pousar em sua pista.

Em 2004 foi realizada uma consulta popular sobre a reunificação da ilha, que votaria a favor ou contra de um plano realizado pelo então Secretário Geral da ONU Kofi Annan. A maioria turca do Chipre do Norte votou a favor. Sem dúvida em razão dos grandes problemas enfrentados pelo país, isolado por embargos econômicos aplicados desde a independência. A maioria grega, da parte sul da ilha, votou contra, influenciados pelo então presidente Tasso Papadopoulos, que previa uma perda de poder da República do Chipre.

Desde de o fim do ano passado as conversas entre as duas nações intensificaram-se, o que gera um mínimo de esperança para quem acredita que a ilha volte a ser um só país.

Fotos:

Airport_Nicosia_D'água-28

Aeroporto de Nicosia

Airport_Nicosia_D'água-4

Antigo saguão do aeroporto

PEPK3310

Prédio abandonado em Nicosia (parte turca)

KKHH0379

Fronteira de Nicosia (parte grega) e a buffer zone, controlada pela ONU

Airport_Nicosia_D'água-25Avião abandonado na pista do antigo aeroporto de Nicosia

Anúncios

2 comentários sobre “Nicosia, a última capital dividida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s