Segunda Guerra: o campo de trânsito onde mais de 10 mil foram assassinados

A primeira fuga de prisioneiros de um campo de concentração nazista aconteceu em Nis, na Sérvia. Dia 12 de fevereiro de 1942, mesmo tendo sido traídos por um “amigo”, 105 deles escaparam do Crveni Krst concentration camp – campo de concentração da Cruz Vermelha. Após adiarem por diversas vezes a ação, naquela noite eles conseguiram imobilizar os guardas que faziam a ronda e seguiram para a parte de trás do campo. Mais de 20 morreram após o contra-ataque dos alemães e um soldado perdeu a vida.

nis-13
Prédio principal [Raphael Lima de Oliveira]
Criado em outubro de 1941, mais de 30 mil pessoas foram feitas prisioneiras lá. Mais de 10 mil morreram ao longos dos três anos de existência do local que era pra funcionar apenas como um campo de trânsito. Na colina de Bubanj, foi criado um monumento para as vítimas. Lá, a cerca de 10km do campo, parte das vítimas foi assassinada nesse período.

Em 1944, o local – crveni krst – foi liberado pelos partisans iugoslavos e, em 1967, transformado em museu.

A parte externa segue bem preservada. Na época, existia somente o prédio principal, onde funcionava uma fábrica. Para evitar fugas, os alemães cercaram o local com arame farpado e depois com um muro. Além disso, construíram quartos do lado de fora para os soldados.

nis-5
Parte externa. Pintura original da SS [Raphael Lima de Oliveira]
Apesar de muito pequeno, comparado a Auschwitz, por exemplo, é possível entender o nível de crueldade dos nazistas. Algumas celas eram tão úmidas que impediam as vítimas de dormir. Com as goteiras, ampliava-se ainda mais a tortura psicológica.

nis-9.jpg
Entrada da cela [Raphael Lima de Olveira]
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s