Jesus e a espada – um enclave religioso sérvio no Kosovo

Essa é uma das raras pinturas no mundo de Jesus segurando uma arma. Ela fica na parede do Monastério Visoki Dečani, no Kosovo. O local, construído há cerca de 700 anos, foi alvo de ataques desde que o conflito se acirrou na região. Um dos responsáveis, Sava Janjic, disse que por conta de problemas recentes, ele está proibido de falar sobre política.

Em 2008, Janjic afirmou que esperava que os ataques ao local fossem atos apenas de uma minoria. Mas seu receio era de que essa minoria esteja muito bem equipada. Para ele, os ataques a símbolos sérvios dizia muito sobre a vontade das mílicias albanesas, que seria expulsá-los dali.

decani-3
Visoki Decani (Raphael Lima de Oliveira)

O local é cercado por tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) desde a Guerra do Kosovo, e é um dos mais sagrados para os cristãos ortodoxos da Sérvia. Curiosamente, essa imagem de Jesus com a espada fica lá, num local onde a guerra e seus fantasmas são muito presentes. Mas por outro lado, a espada tem outro sentido, o de cortar o pecado do homem. O local é preservado pela Unesco, já que é considerado patrimônio da humanidade. Para conseguir acesso, há um esquema de segurança grande. Barreiras no caminho com guaritas lotadas de soldados. Na porta, carros militares e um novo posto de controle. Lá dentro, inacreditavelmente, reina uma paz que parece duvidosa quando se olha de fora.

Com essa foto, encerro as postagens sobre o projeto diretamente da antiga Iugoslávia. Até dezembro teremos um novo livro. Ao longo do processo de edição, vou publicando mais curiosidades da viagem e sobre o andamento. Obrigado mais uma vez a todos que ajudaram e participaram financiamento, da divulgação e que acompanham as postagens. Amanhã parto para Viena, na Áustria, pra pegar o voo de volta.

decani-8
Vista geral do Monastério (Raphael Lima de Oliveira)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s