Basquete e guerra: a história de Petrovic e Divac

Abaixo, segue o trecho do livro ‘Sociedade Dividida – Iugoslávia’ em que relato o último dia pela antiga Iugoslávia e relembro a história de Petrovic e Divac:

“Por volta de 7h30, tendo que me virar para trocar dinheiro na rodoviária, já que não tinha mais dinares sérvios e o guichê não aceitava cartão, entrei num ônibus para Zagreb. Decidi que voltaria à Croácia após quase três anos e em seguida subiria até Viena para voltar pra casa.

Como já era um destino conhecido, usei o tempo para andar pela cidade. Visitei o monumento em homenagem a Drazen Petrovic. O ex-jogador de basquete tinha uma interessantíssima e trágica história relacionada com a desintegração da Iugoslávia.

zagreb-11.jpg
Grafite em homenagem a Petrovic (Raphael Lima)

Petrovic foi e é até hoje o maior astro do Cibona, time de basquete de Zagreb. No fim da década de 80 e início da de 90, ele e Vlade Divac formavam uma das principais duplas do esporte no mundo, quando atuavam pela seleção iugoslava. Com o início dos conflitos que causaram a desintegração do país, a amizade entre os dois acabou após a comemoração que sucedeu o título mundial de 1990. Divac, sérvio, tirou a bandeira da mão de um croata que invadiu a quadra com a bandeira de sua república e jogou-a de lado, dando a entender que a vitória havia sido da Iugoslávia. Petrovic, croata, nunca perdoou o amigo. A partir daí o clima esfriou entre os dois. Eles nunca mais se falaram. Na época, ambos atuavam por times da NBA. Petrovic, após temporadas apagadas no Blazers, viria a ser astro no Nets. Três anos afastados e uma nova e definitiva tragédia colocaria um ponto final na história. Petrovic morreria em um acidente de carro na Alemanha, a caminho de casa, durante as férias. Ele tinha 28 anos.

‘Pensei que um dia sentaríamos pra conversar novamente. Esse dia nunca chegou’, disse certa vez Divac.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s