Belgrado e o primeiro McDonald’s comunista

Hoje é o primeiro dia da viagem do livro Sociedade Dividida – 2. Ex-Iugoslávia. Ela começa por Belgrado, capital da Sérvia e antiga capital da Iugoslávia. A passagem por aqui vai servir pra contar um pouco das histórias que fizeram parte do processo de desintegração da antiga república.
Dia 1 – 24/03/2017

Há exatos 29 anos foi inaugurado o primeiro McDonald’s em um país comunista. Quase 50 anos depois da abertura do primeiro restaurante da rede, na  Califórnia, em 1940, a capital Belgrado da antiga Iugoslávia abriu as portas para Ronald e sua turma. Em 24 de março de 1988, o país ainda era sólido, mesmo com alguns pavios já acesos.

belgrado dia 1-9
McDonald’s da Slavia Square, Belgrado (Foto Raphael Lima)
Na Slavia Square, umas das principais da cidade, o restaurante ocupava uma espécie de casa, a menos de 500m do templo religioso de Saint Sava. Já no primeiro dia: 6 mil pessoas. A lanchonete bateu recordes e mais recordes. Eis que começam as guerras de separação do país e as sanções deixam o restaurante até mesmo sem ketchup. E de lá pra cá, três ataques. O primeiro foi durante o bombardeio da Otan em 1999, que destruiu boa parte da cidade e teve início, coincidentemente, dia 24 de março. Uma multidão destruiu o estabelecimento, que respondeu com a construção de um bunker para a população se proteger das bombas. A segunda veio com a declaração unilateral de independência do Kosovo, em 2008. Novamente a população se revoltou contra o espaço. E a terceira em 2010, quando mais uma vez ele foi atacado durante um ato nacionalista.
Atualmente ele continua lá, reconstruído, no mesmo lugar que surgiu há 29 anos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s